Agenda

 

Uma Igreja de vida, comunhão e adoração. Bem-vindo!

Veja fotos, notícias e mensagens.

Aguardamos você em um dos nossos cultos .

Veja nossa agenda.



Aplicai os Vossos Corações aos Vossos Caminhos

Pr. Gilmar Lopes

Ageu 1

Judá fora conquistado, Jerusalém queimada, o templo demolido e o povo levado cativo para a Babilônia.
Após 70 anos de cativeiro, uns 50.000 mil judeus dos mais pobres retornaram à pátria sob a direção do governador Zorobabel e do Sacerdote Jesuá.
Quando eles chagam em Jerusalém eles vêem o quadro caótico da cidade e suas casas e o primeiro passo que eles dão é começar a reconstruir Jerusalém começando pelo templo conforme haviam determinado em seus corações.
Mas antes que removessem os entulhos e lançassem as fundações do templo (Esdras 3:10), a obra foi suspensa pelos seus visinhos que eram inimigos do povo de Deus. O povo sentiu a ameaça contra eles e por isso paralisaram os trabalhos da reconstrução do templo. (Esdras 4)
Por 15 anos o trabalho de reconstrução do templo ficou paralisado, com isso o povo que tinha em seus corações o desejo de sair do cativeiro e voltar para cultuar em sua terra, acabou ficando sem culto a Deus.
É diante desse quadro que o Senhor levanta o profeta Ageu para falar ao povo e trazer a eles um avivamento.
Assim diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: não veio o tempo, o tempo que a casa do Senhor deve ser edificada.
Percebemos aqui que na primeira dificuldade encontrada o povo tem uma reação de abandono aos princípios estabelecidos, o templo representava tudo para eles, no coração deles estava impregnada sobre essa realidade, sabiam que sem o templo restaurado não haveria adoração, sacrifícios, dízimos, ofertas pelos pecados e diante dessa realidade algo estava acontecendo com eles; um novo abandono das coisas de Deus.
Não fazia muito tempo que tinham saído das garras do inimigo e agora novamente se esqueceram do principal.

. . .